quarta-feira, 11 de março de 2015

SEJA UM LÍDER COMO MOISÉS – Líder que serve!



"Quando as mãos de Moisés estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada". (Ex 17:12,13).

 

Os amalequitas atacaram o povo de Israel. Moisés mandou Josué reunir alguns homens e ir guerrear contra os seus inimigos, enquanto isso Moisés subiu em uma colina e estendia as mãos. Quando ele estendia o povo prevalecia, mas quando abaixava, o povo de Israel perdia a guerra. Moisés já estava cansado e Arão e Hur ajudaram Moisés que ficou com as mãos erguidas até o final do dia, com o auxílio de Arão e Hur.

 

1. Moisés mandou o povo ir lutar e ele foi lutar com o povo de uma outra forma.
Liderança não é mandar os outros fazerem o que eu não tenho disposição de fazer. Liderança é servir as pessoas sobre as quais eu lidero. É estar totalmente comprometido com a causa de todo o grupo e estar junto nas guerras e vitórias.

 

2. Moisés sofreu.
Moisés sentia dores, cansaço, não era nada confortável estar ali na colina com as mãos erguidas mesmo que tivesse Arão e Hur apoiando. O povo também estavam na guerra lutando e correndo risco de vida.
Moisés estava junto com o povo, pagando o preço pela vitória. Sentido as dores e fazendo o que era preciso para que a vitória viesse.
Liderança não é glamour, ser servido e bajulado, mas guerrear juntos. Talvés de uma outra forma. É morrer, se sacrificar e lutar junto com toda a equipe.
Moisés poderia ter ficado no acampamento cuidando das mulheres e crianças, mas ele não fez isso. Ele foi fazer a parte dele e o que foi decisivo para a vitória de Israel.
Moisés intercedia diante de Deus pela vitória do seu povo. O povo precisa guerrear, mas o líder precisa fazer o mesmo. Talvés não da mesma forma, ou sim, mas a questão é que o líder tem um papel fundamental no processo de luta. O líder manda seus discípulos orar, jejuar, interceder, mas ele faz o mesmo, na mesma intensidade, junto com seu povo.

 

3. Liderança é servir.
Precisamos ser líderes como Moisés foi. Líderes que são servos e não simples governadores e "mandadores".

 


 

Elenir Campos

Sem comentários: