sábado, 14 de março de 2015

Disciplina, uma maneira de não ser desqualificado.



 

     1Co 9:27 "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado".

     O jejum é uma disciplina espiritual. Assim como a prática constante da oração, da leitura bíblica e da adoração. Para que serve estas disciplinas? Elas servem para fortalecer o nosso espírito, alimentá-lo para sermos fortes e dizer não à carne e nos tornarmos mais sensíveis a Deus para o conhecer, o ouvir, amá-lo e confiar totalmente Nele.



Mas, o que é disciplina?
Disciplina tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue".

Aqueles que seguem uma disciplina podem assim ser chamados de discípulos. (Wikipédia)

     Somos indiciplinados quando não conseguimos fazer o que precisamos fazer. Só podemos ser discípulo quando obedecemos ao mestre. Impossível sermos discípulos de Jesus sem uma vida disciplinada em todas as áreas (alma, corpo e espírito) senão seremos desqualificados.
Jejum, oração, leitura da Bíblia, adoração são disciplinas espirituais. Elas devem ser praticadas costantemente por nós e por isso se tornam disciplinas. Através delas podemos seguir a Cristo.


     Mas, existe algo que tenta impedir a nossa disciplina espiritual. O que será? A resposta é bem simples, a nossa carne. A nossa carne influencia constantemente a nossa alma (mente, vontade e emoções) para que ela impeça-nos de sermos pessoas disciplinadas. As vezes estamos com vontade e outras vezes não. Sentimos ânimo para continuar fazendo e outras vezes não. Ficamos indispostos, cansados, nossa mente se enche de pensamentos do tipo: depois eu faço, pra que tudo isso?, não preciso disso tudo, preciso desfrutar a vida etc. Quando cedemos às nossas vontades, emoções e pensamentos, deixamos de fazer o que precisamos fazer. E consequentemente enfraquecemos, perdemos a voz de Deus e impedimos ou retardamos a obra de Deus em nós. Precisamos dizer não para o nosso corpo. Não devemos fazer sempre o que queremos, nem devemos seguir tudo o que sentimos ou pensamos, mas precisamos fazer o que sabemos ser o melhor para nós. Isso é discernir entre a alma e o espírito. Isso é dividir a alma do espírito claramente de forma que você não os confunda e ceda a todo apelo da alma, quando ela está sendo conduzida pela carne. Aprenda a esmurrar seu corpo, ou seja, dizer não para ele.

     Nossa alma precisa de disciplina também. É importante você disciplinar sua mente para que ela pense o que ela deve pensar e não pense o que ela não deve pensar. Discipline suas emoções, não deixando elas te conduzirem, mas estando atento para elas obedecerem ao espírito e não à carne. E discipline a sua vontade fazendo o que você sabe que precisa fazer e não fazendo o que você sabe que não deve fazer. Disponha o seu coração para desejar o que é melhor para você. Discipline a sua alma. Dói, sim, requer um esforço, mas é possível. E como lhe trará felicidade, paz e sucesso quando você disciplinar a sua alma para obedecer a Deus. Exerça o seu livre arbítrio.

     E por fim o ser corpo também precisa de disciplina. Não deixe ele fazer só o que ele quer, te levando ao sedentarismo, a obesidade, ao pecado e à preguiça. O difícil será somente no começo, depois ele acostuma e as coisas se tornarão mais fáceis. Porém, vigilantes sempre, porque o seu corpo sempre vai querer dominá-lo.

     Você vai fazer tudo isso para conduzir a si mesmo ao Reino de Deus e não se tornar um desqualificado porque sendo um testemunho de Cristo e pregando para muitos, atravez do seu comportamento como das suas palavras, se não vigiar a queda é possível. Portanto, a disciplina é fundamental para todos aqueles que querem progredir na vida, não querem cair, mas reinar com Cristo.

   Nesses dias estamos de jejum, uma disciplina espiritual, para que nossas vidas sejam transformadas pelo poder de Deus, principalmente nesta área dos sentimentos que é o nosso foco. Discipline-se para jejuar com intensidade, orar, porque jejum sem oração é dieta e ler o livro e a Bíblia para que possamos ouvir a Deus!

 

Discipline-se!

 
Elenir Campos

Sem comentários: