quarta-feira, 15 de abril de 2015

Como organizar o orçamento doméstico


Olá,

Eu faço um controle do nosso orçamento doméstico. Dá uma visão ampla da situação financeira da família, com ele podemos nos planejar melhor sem maiores dores de cabeça no futuro. Aqui vão algumas dicas que li e recomendo você fazer. Eu já faço e tem sido muito bom.


  1. Você conhece o orçamento da sua família?
Seja por aplicativos, excel ou caderno, ter tudo registrado é o primeiro passo para se organizar financeiramente. Portanto, anote todo o dinheiro que entra: salários, rendimentos e até os “bicos”. Anote também os valores mensais de todas as contas (despesas fixas): água, luz, gás, SUPERMERCADO, salário da diarista, planos de telefone, internet e TV a cabo, gasto com as crianças, os pets e com o carro que inclui manutenção, gasolina e seguro. Não se esqueça das despesas variáveis: manutenção da casa, medicamentos, lazer, restaurantes, etc.
  1. Avalie
Se possível, faça um comparativo com os valores dos meses anteriores, desta forma você poderá identificar o que está pesando mais no orçamento.
  1. Exerça controle
Esta fase é complicada, porém necessária. Identificado o gasto crescente, é o momento de exercer controle e buscar reduzi-lo. Recomenda-se analisar os planos de telefonia e TV a cabo, para não pagar por serviço que não está sendo utilizado.
  1. Envolva a família
Quanto maior a participação da família, maior a chance de sucesso no controle e redução de gastos do orçamento. Crianças e adolescentes precisam participar, entendendo que cada COMPRA tem um impacto no orçamento familiar.
  1. Hora de planejar
Com os gastos sob controle, é possível POUPAR e começar a planejar as férias da família ou uma nova aquisição.  O melhor dos mundos é poupar e pagar a vista, mas se não for possível, o valor das parcelas devem estar dentro da previsão de gastos da família.
Cá entre nós, às vezes parece que dinheiro tem pernas, pois quando você se dá conta ele desaparece!  O orçamento familiar está sempre em movimento por isso exige esta organização. Invista tempo neste planejamento, vale a pena!
Marcella Menezes
Blog Chega de Bagunça

Sem comentários: