quarta-feira, 25 de março de 2015

TRANSFORMADOS PARA TRANSFORMAR



Marcos 5.1-20   Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país. Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos. E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram. Os porqueiros fugiram e o anunciaram na cidade e pelos campos. Então, saiu o povo para ver o que sucedera. Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram.  Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles.  Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.  Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.  Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.


O gadareno sofreu muito por bastante tempo, mas Jesus o libertou. Que alívio para aquele homem. Quanta graça e misericórdia de Deus por ele. E quanto amor Jesus tinha pelo gadareno por que atravessou o mar só para ir salvar este homem. Não é diferente conosco. Jesus nos ama e tem prazer em nos salvar e libertar. Deus amou o mundo de tal maneira, de forma inimaginável, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16).

Observe que o que antes era cativo do diabo e agora liberto quis seguir Jesus. Mas, qual foi a recomendação de Jesus para ele? Ir testemunhar. Este homem fora transformado pelo poder e amor de Deus, agora, com certeza, ele seria um instrumento de transformação para muitos e o é até hoje quando usamos a sua história em pregações, evangelismos etc.

Algumas lições vamos retirar deste texto:

1.      1.  PRECISO SER TRANSFORMADO PRIMEIRO:
A primeira coisa que precisa acontecer em minha vida para que eu seja um instrumento de transformação para outros é eu ser transformada. Eu só posso levar alguém aonde eu já fui. Só posso dar o que eu tenho.
Mas, é claro que ainda estamos em transformação. Porém, eu já posso ser usada nas áreas em que já fui transformada e dentro dos níveis de transformação que já passei, independentemente do que eu enxergo que ainda preciso mudar. E no que eu ainda não mudei, posso me incluir!

Nunca pare de buscar sua transformação. Nunca deixe o engano do “já estou pronto, já sei de tudo, não preciso de nada, sou uma boa pessoa, já alcancei um ótimo nível espiritual, já sou maduro” te cegar.
Augusto Cury diz em seu livro “O Mestre do Amor” o seguinte: “Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Os verdadeiros sábios são os mais convictos da sua ignorância. Desconfiem das pessoas autosuficientes. O orgulho é um golpe contra a lucidez, um atentado contra a inteligência”. Portanto, se abra para ser transformado sempre, assim sua influência aumentará na mesma medida para ser um instrumento de transformação.

2.      2. TRANSFORMADO PARA TRANSFORMAR:
O homem não pode e nem deve viver em função de si mesmo. Nós fomos amados para amar e servir. Veja que Jesus mandou este homem que fora liberto testemunhar para os seus. A mesma ordem Ele deu para tantas outras pessoas que curou. É a vontade de Deus repartimos tudo que temos recebido Dele.

Deus quer te usar para transformar outros. Se disponha a testemunhar, a convidar, a pregar, a ensinar, a servir, a influenciar, a discipular, a insistir, a acreditar nas pessoas, a orar, a interceder, a transformar...

Deus derramou Seu Espírito sobre você para que? Deus habita em você. Para que? Deus te capacitou, te deu dons espirituais. Para que? Deus te salvou, curou, libertou e transformou para que? Não só por você, mas por todos aqueles que estão perto de você. Deus quer te usar. Nós somos o corpo de Cristo. Ele nos escolheu para testemunhar do seu poder ao mundo perdido. Deus quer usar você para os que estão fora e para os que estão dentro.

Preste atenção, à medida que Deus continua te transformando Ele te usará para transformar outros.

3.    3.  DEUS TRABALHA EM NÓS TRABALHANDO ATRAVEZ DE NÓS.

 É isso mesmo. Sabe como Ele vai nos transformar mais ainda? À medida que nos dispormos para servir ao próximo com o que já temos. Quanto mais damos mais recebemos. Quanto mais você for usado para transformar, mais Deus lhe transformará. Não precisa você estar perfeito para só então achar que vai estar em condições adequadas para ser usado por Deus. Não. Não aceite esta mentira. Primeiro porque você nunca estará perfeito completamente enquanto habitar neste corpo natural. Sempre haverá algo que precisará de mudança em nossas vidas. Então, qualquer pequena mudança já é motivo para nos dispormos a abençoar outros que ainda não foram. Sempre tem alguém perto de nós que precisa do que temos.

4.     4. NÃO ESCOLHA AS PESSOAS:

Sabe quem você deve servir? Ao próximo. Ou seja, a todos que estão perto de você. Esteja disposto a abençoar a todos que atravessarem o seu caminho ao longo da sua vida. Tenha uma santa ambição de servir e marcar qualquer pessoa que em qualquer ponto da sua trajetória topar com você.

Olhe para o seu redor...há muita gente que pode ser abençoada por você!


TRANSFORMADOS PARA TRANSFORMAR!

Elenir Campos

Sem comentários: