APRENDIZAGEM ONLINE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA INVESTIGAÇÃO
SOBRE AS INTERACÇÕES ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES (1)
RAVEN M. WALLACE (2003)
Modelos dos papéis dos professores
Num estudo posterior dos cursos oferecidos por uma Universidade a alunos do Secundário, Offir e colaboradores (2003) alargaram o seu instrumento para incluir seis categorias:
1. Social: as intervenções dos professores que criam um ambiente positivo e apoiam os aspectos motivacionais e afectivos da aprendizagem.
2. Processual: as intervenções dos professores que contêm informações acerca de aspectos administrativos e técnicos relacionados com a aula ou com o curso.
3. Expositiva: intervenções que apresentam conteúdo com conhecimentos.
4. Explicativa: o professor utiliza uma questão ou comentário iniciado pelo aluno para explicar conteúdos.
5. Tarefa cognitiva: o professor apresenta uma questão ou uma tarefa de aprendizagem que exige que os alunos participem activamente de forma a processarem a informação recebida.
6. Interacções na assistência à aprendizagem: o professor tenta ganhar e manter a atenção dos alunos assim como repetir e organizar o conteúdo de forma a facilitar a sua memorização.
(p.71)
Os seis principais papéis são:
O Facilitador do Processo preocupa-se em facilitar o conjunto de tarefas à distância que apoie a aprendizagem do aluno (contrasta com o facilitador de conteúdo). …
· O Conselheiro trabalha com os alunos numa base individual ou privada, oferecendo conselhos ou ajudando-os a darem o seu melhor no curso, (contrasta com o facilitador de processo, que é feito, se não exclusivamente, em grupo ou público.)
· O Assessor preocupa-se em dar notas, feedback e a validação do trabalho dos alunos.
· O Investigador preocupa-se com a produção de novos conhecimentos relevantes para as áreas que vão ser leccionadas.
· O Facilitador de Conteúdo preocupa-se directamente em facilitar o entendimento crescente dos alunos acerca do conteúdo dos cursos.
· O Tecnológico preocupa-se em fazer ou ajudar a fazer escolhas tecnológicas que melhorem o ambiente disponível para os alunos.
· O Designer preocupa-se em desenhar as tarefas de aprendizagem à distância. (Cf. Facilitação do processo, que é predominantemente uma actividade “dentro do curso”; o desenho do trabalho é predominantemente uma tarefa “anterior” ao curso .(Citado de um artigo da Web)
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