APRENDIZAGEM ONLINE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO DA INVESTIGAÇÃO
SOBRE AS INTERACÇÕES ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES (1)
SOBRE AS INTERACÇÕES ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES (1)
RAVEN M. WALLACE (2003)
Interacções e Papéis dos Professores
Construir os materiais do curso, interagir com os alunos e dar-lhes
feedback, avaliar o trabalho do estudante, são tarefas óbvias para o professor online. O que não é óbvio, contudo, é como essas tarefas são realizadas.
Uma das coisas que o professor deve estar atento a partir do início das aulas on line é na administração do seu tempo, ou seja, responder a seus alunos em tempo oportuno, evitar demorar muito para dar um feedback aos seus alunos.
Presença do professor e proximidade, Anderson e colegas (2001) definem presença de ensino como consistindo em três partes: concepção/coordenação, facilitação do discurso e instrução directa.
1-Concepção e organização educacional.
Configuração do currículo.
Conceber métodos.
Estabelecer parâmetros de tempo.
Utilizar correctamente os recursos .
Estabelecimento da Netiqueta
2-Facilitar a conversação
Identificar as áreas de concordância/discordância.
Procurar chegar a um consenso/entendimento.
Encorajando, reconhecendo ou reforçando as contribuições dos estudantes.
Estabelecer um clima de aprendizagem.
Baseando-se nos participantes , propondo discussão.
Avaliar a eficácia do processo.
3-Instrução directa
Conteúdo/Questões presentes.
Centrar a discussão em questões específicas.
Resumir a discussão.
Confirmar a aprendizagem através da avaliação dando feedback.
20
Diagnosticar concepções erróneas.
Interacções e Papéis dos Professores
Construir os materiais do curso, interagir com os alunos e dar-lhes
feedback, avaliar o trabalho do estudante, são tarefas óbvias para o professor online. O que não é óbvio, contudo, é como essas tarefas são realizadas.
Uma das coisas que o professor deve estar atento a partir do início das aulas on line é na administração do seu tempo, ou seja, responder a seus alunos em tempo oportuno, evitar demorar muito para dar um feedback aos seus alunos.
Presença do professor e proximidade, Anderson e colegas (2001) definem presença de ensino como consistindo em três partes: concepção/coordenação, facilitação do discurso e instrução directa.
1-Concepção e organização educacional.
Configuração do currículo.
Conceber métodos.
Estabelecer parâmetros de tempo.
Utilizar correctamente os recursos .
Estabelecimento da Netiqueta
2-Facilitar a conversação
Identificar as áreas de concordância/discordância.
Procurar chegar a um consenso/entendimento.
Encorajando, reconhecendo ou reforçando as contribuições dos estudantes.
Estabelecer um clima de aprendizagem.
Baseando-se nos participantes , propondo discussão.
Avaliar a eficácia do processo.
3-Instrução directa
Conteúdo/Questões presentes.
Centrar a discussão em questões específicas.
Resumir a discussão.
Confirmar a aprendizagem através da avaliação dando feedback.
20
Diagnosticar concepções erróneas.
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