sábado, 9 de maio de 2015

Lição do Domingo Kids (parte dela)

1.   Quebra-Gelo: (18h-18:10h)
Obs: Comece no horário certo mesmo que ainda não tenham muitos juvenis.

AFETO

Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.
Material: Um bichinho de pelúcia.
Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afago, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da direita. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.
Mensagem: Para sermos um bom amigo precisamos amar o próximo. Não devemos amar somente aqueles que gostamos e os achamos legais. Temos que amar a todos como a nós mesmos. Portanto, a primeira característica e você decidir amar as pessoas da mesma forma que você se ama e gostaria que elas o amassem. Qualquer pessoa que se aproxime de nós deve se sentir amada. Esse é o nosso alvo. Mesmo aquelas pessoas difíceis. Talvez alguém pode considerar você uma pessoa difícil também, portanto não faça com o outro o que você não gostaria que fizessem com você. Combinado? Qual a primeira característica para ser um bom amigo? Resposta: amar o próximo como a si mesmo.

2.   Decorar versículo: (18:10h-18:20h)

Pv 18:24b " ...mas há amigo mais chegado do que um irmão."

Dê uma folha para cada juvenil e abaixo do desenho eles devem escrever o versículo. Depois, treine com eles o versículo até todos decorarem.

3.   Hora da Cama Elástica: (18:20h-18:40h)
Conduza os juvenis à Cama elástica. Tudo com muito cuidado e silêncio. Depois, verifique se eles querem tomar água ou ir ao banheiro.
Lembre-se que o juvenil só pode pular na cama elástica depois de recitar o versículo de cór!

4.   Louvor e Oração: (18:40h-19h)
Escolha 3 louvores para ministrar junto com os juvenis.
Adore e dance com eles. Pense em uma simples coreografia.
Ore com eles. Não esqueça de preparar a letra de cada louvor e passar na projeção, a fim de que todos possam louvar, inclusive os visitantes.

Sugestões de louvor:
2. Fernandinho - Temos que ser um: https://www.youtube.com/watch?v=BdbdEpl6nHQ
(Nesse louvor peça para eles cantarem uns para os outros. Depois faça uma grande roda com todos de mãos dadas).
3 - Mais Alto – Fernandinho: https://www.youtube.com/watch?v=TP5TICCmuZM

CONTROLE O TEMPO!

5.   Dízimos e Ofertas: (19h-19:15h)

1 João 3.16   Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. 17   Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? 18   Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

A segunda característica de ser um amigo de verdade, parecido com Jesus, é ajudar o próximo. Para que servem os dízimos e ofertas? Eles servem para manter a Igreja funcionando. E para que? Para que pessoas possam ser salvas, curadas, transformadas, libertas, ajudadas e ensinadas. Quando você oferta você está na verdade ajudando todas essas pessoas e inclusive a seus irmãos aqui desta sala. Porque com os dízimos e ofertas que podemos ter esta sala, luz, som etc para que o domingo kids aconteça todos os domingos.

Ser amigo é ajudar o próximo. É dividir o que você tem com quem tem menos. É dar, ofertar, presentear, abençoar quem quer que seja. Um bom amigo não é aquele que fica querendo que os outros o dêem, mas sua mente é de abençoar e não de se aproveitar das pessoas. Não usamos as pessoas, nós as abençoamos. Vamos ofertar hoje?

6.   Teatro: (19:15h-19:30h)

Leia esta história com os juvenis na Bíblia e depois apresente o teatro.

Marcos

2.1   Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa.
2.2   Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra.
2.3   Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.
2.4   E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.
2.5   Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.

 


8. Aplicação da lição e Apelo: (19:30h-20h)

Aplicação: (esse é uns dos momentos mais importante)!

Pv 18:24b " ...mas há amigo mais chegado do que um irmão."

Nós já vimos duas características de um amigo de verdade. Quais são? (1ª – Amar o próximo como a nós mesmos. 2ª – Amigo é aquele que ajuda o próximo).

·         Para eu ter muitos amigos, eu preciso primeiro ser amigo das pessoas:
Há amigo mais chegado que irmão. Infelizmente o mundo está carente de bons amigos. Normalmente nós desejamos que as pessoas sejam nossas amigas, mas e nós? Por acaso somos amigos? Se você quer ter bons amigos, você precisa primeiramente ser um bom amigo. Porque amamos a Jesus e queremos estar perto Dele? Porque Ele é o verdadeiro amigo. Ele nos ama incondicionalmente, Ele ofertou sua vida para nos salvar...
Você não terá amigos de verdade se você não for um amigo de verdade.
1 João 4.19   Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

·         Deus quer que sejamos amigos das pessoas:
Sabia que Deus espera que façamos o mesmo com o nosso próximo? Que sejamos amigos das pessoas?
1 Pedro 3.8   Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes

·         3ª Característica: Fazer o bem.
Na história do paralítico que foi curado você percebe que 4 homens o levaram a Jesus. Eles foram verdadeiros amigos daquele paralítico. Será se eles não tivessem feito isso o paralítico teria sido curado? Acho que não também.
Para sermos um bom amigo precisamos fazer o bem ao próximo e nunca o mal. Jamais devemos prejudicar alguém, levar para o mal caminho, dar conselhos ruins para ele, mas só fazer o bem. Sempre pensar no que será bom para essa pessoa. O maior bem que podemos fazer a alguém é leva-lo a Jesus.

·         4ª Característica: Ser confiável.
Ninguém consegue ser amigo de alguém que fala mal das pessoas pelas costas. Maledicência é pecado. Falar mal das pessoas, difamar (falar mentiras ou verdades da pessoa para outras, maculando a reputação da pessoa) é do diabo. Quando as pessoas perceberem que você não fala mal de ninguém, elas saberão que você realmente é confiável e um bom amigo. Todo mundo tem defeitos, inclusive eu e você, mas isso não nos dá o direito de falar mal de ninguém. Se você tem algo contra alguém, fale diretamente para ela e somente para ela. Você gostaria que falassem mal de você por trás? Então, não faça o mesmo.
Tiago 4.11   Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.

·         5ª Característica: Tratar bem as pessoas.
1 Pedro 2.17   Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.
Um bom amigo trata bem as pessoas. Não xinga, não coloca apelidos ruins, não desrespeita, não envergonha, mas trata com respeito as pessoas. E ainda que elas o desrespeite, ela não se vinga.

·         6ª Característica: Ser sincero.
1 Coríntios 5.8   Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.
Ser sincero não é ser mal educado ou desrespeitar as pessoas falando na cara o que vem à mente. Ser sincero é não ser falso. Seja verdadeiro com as pessoas. Fale sempre a verdade. Não fique rindo na frente delas e por trás falando mal. Não concorde na frente e por trás discorde. Ser amigo é falar a verdade para seu próximo, com amor e respeito.


Apelo:
- Quem aqui decide ser um bom amigo a partir de hoje?
Chame-os à frente e dê um tempo para eles se arrependerem e confessarem seus pecados. Imponha as mãos e faça uma oração de concordância com eles.

Compartilhar com os juvenis:

Separe-os em grupos.
1. Quais são as 6 características para ser um amigo de verdade?
2. Quais das 6 características você já praticava?
3. Quais das 6 características você estava falhando?
4. Você tem muitos amigos?

Atividade para Casa:


            Se você quer ter muitos amigos, você precisa ser um bom amigo, assim como Jesus é com você. A tarefa é colocar em prática essas 6 características, não ter inimizade com ninguém e ler 1 João. Combinado?

Sem comentários: